ENTREVISTA – ANDRÉ BANIWA

ENTREVISTA – ANDRÉ BANIWA

Blog Alto Rio Negro: Candidato, conte um pouco sobre sua experiência política.
André Baniwa – Em 1992 fui eleito segundo Tesoureiro da Organização Indígena da Bacia do Içana. Quatro anos depois fui eleito presidente da OIBI. Assim comecei a trabalhar com as comunidades indígenas do meu povo. Naquela época o Içana era conhecido apenas até Tunui Cachoeira somente por causa da sessão eleitoral. Mas a partir destes anos mencionados acima começamos discutir junto com as comunidades vários projetos Baniwa: Medicina Tradicional Baniwa e Coripaco premiado na Gestão Publica e Cidadania pela Fundação Getúlio Vargas e BNDES em São Paulo de 1998. Começamos também a trabalhar com várias parcerias o projeto Arte Baniwa hoje o mais premiado de projetos indígenas no Brasil. Arte Baniwa é projeto de Produção e comercialização de cestaria de arumã vendidos no Sul do Brasil. Foi difícil, mas foi possível mostrar ao Brasil que aqui existe uma riqueza cultural que precisa valorizada. Arte Baniwa é um empreendimento e uma marca hoje registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual como uma forma de proteção que existe no país.
Outro projeto muito importante foi discussão e criação da nossa Escola Baniwa e Coripaco – EIBC – Pamáali no ano de 2000 começou a funcionar reconhecido. Quando nós começamos tinha menos que 40 escolas primárias no Içana. Com trabalho da associação aumentamos e implantamos o nosso projeto com muito sucesso apesar de muitas dificuldades. Hoje temos várias escolas de ensino fundamental no Içana e Afluentes. Desde de que entrei na OIBI nunca mais as comunidades deixaram eu sair e fiquei até final do ano de 2008 como presidente sempre renovando mandato. Criamos várias associações no Içana e a última foi CABC – Coordenadoria de Associação Baniwa e Coripaco que coordenei também. Fui Presidente do  conselho Diretor da FOIRN, Diretor da FOIRN, Presidente do Conselho Distrital da Saúde Indígena, Presidente do Conselho Municipal de Saúde. Assim passei ajudar a discutir muitos assuntos em nível nacional nas conferencia, seminários e outros por causa de experiências bem sucedidas que precisam aumentar de escala. Por último participei da campanha de 2008 onde fui eleito Vice Prefeito, talvez para não somente coisas positivas não foram bem sucedidas. Por isso é minha participação nesta Candidatura para Prefeito nesta eleição municipal
para retomar e resgatar os projetos paralisados voltado para as comunidades.

Blog Alto Rio Negro: Quais suas principais propostas para São Gabriel?
André Baniwa – Nós temos um programa de governo chamado de “Sou + Indígena Brasil”. Esse nome é uma adequação de políticas de participação e políticas públicas Gestão Municipal de São Gabriel da Cachoeira. Este programa inclui muitas novidades possíveis reais de execução nas diversas áreas sociais de desenvolvimento sustentável.
Mas estamos focando nesta campanha a questão da economia. Criar meios, condições e oportunidades para população ter especo onde escoar a sua produção com valor cultural  agregado. Para isso precisamos criar uma empresa pública, fundação para proteção ao Patrimônio Cultural, pois a partir disso podemos ter programa de turismo para gerar renda; criar
Instituto de Desenvolvimento Sustentável para viabilizar o pagamento por Serviços Ambientais; criar uma fábrica de beneficiamento de frutas nativas para estimular o cultivo com assistência técnica. Estas coisas não existem hoje em São Gabriel da Cachoeira, mas são fundamentais para desenvolver o município, melhorar a vida do povo e aumentar receitas próprias. Esta área de economia vem fortalecer muito a educação indígena, saúde e cultura do município. Entendemos que todas estas se faz quando se tem recurso além dos programas federais e Estaduais.

Blog Alto Rio Negro: Existe algum governo no mundo, hoje, que pode ser considerado um modelo?
André Baniwa – O nosso país é democrático de direito. A democracia no Brasil ainda anda mal apesar de já previsto todos os procedimentos legais no país. As práticas ainda são condenáveis na gestão pública. No dia-a-dia agente vê escândalos e mais escândalos de desvios de recursos no Brasil e aqui no nosso município. A democracia nos Estados Unidos é diferente daqui do Brasil. O processo eleitoral é muito diferente. No Brasil os partidos políticos tem preocupação em apenas ganhar eleição. Muitas sem programas locais. Visitei algumas cidades importantes no Brasil: município de Holanbra cidade turística, São  Carlos e outras cidades fora do país e vejo muitas coisas boas e metodologias podem aproveitadas para nosso município que bem diferentes destes lugares. Vejo que dá para colocar o município em modelo de desenvolvimento sustentável na Amazônia Brasileira, pois aqui existe diversidade muito grande de conhecimento e biodiversidade valoroso ao mundo.

Blog Alto Rio Negro: Qual livro esta lendo ou qual foi o último que leu?
André Baniwa – O livro “Participacion Política Indígena y Políticas Públicas para pueblos indígenas em América Latina”, 2011 – é uma publicação internacional a qual participei com artigo sobre indígenas no Brasil.

Blog Alto Rio Negro: Como se informa no dia-a-dia? Jornais, revistas, internet?
André Baniwa – quando posso vejo internet, sou assinante de revista Isto e Dinheiro. Leio revistas especializadas sobre idéia sustentável e outros livros que falam de experiências de liderança como Nelson Mandela, Discurso de Luter King, Marina Silva e o livro recente da Presidente Dilma.

APTO
(Deferido)
Registro de Candidatura – Prefeito (SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA / AM)
Nome para urna eletrônica: ANDRE BANIWA Número: 43
Nome completo: ANDRE FERNANDO Sexo: Masculino
Data de nascimento: 18/03/1971 Estado civil: Casado(a)
Nacionalidade: Brasileira nata Naturalidade: SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA / AM
Grau de instrução: Ensino Fundamental completo Ocupação: Servidor Público Municipal
Endereço do site do candidato:

Partido: Partido Verde –  PV – (43)
Coligação: Partido não coligado
Composição da coligação:
No. processo: 61-61.2012.6.04.0019 No. protocolo: 225682012
CNPJ de campanha: 15.966.267/0001-05 Limite de gastos:   Sobre limite de gastos de campanha 2.000.000,00
Ver dados da(s) eleição(ões) de: 2008
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Acompanhei as duas entrevistas, uma com Gilberto e esta com Andre Baniwa,o que me pareceu que o Andre foca sua campanha só nos nossos irmãos indigenas , esquece que hoje SGC tem inumeros habitantes de outras origens , inclusive européia que ele em sendo Prefeito tem que administrar para todos.

    Responder

Deixe um comentário